Porque Leonardo da Vinci não gostava de Michelangelo? Leia mais: Por que Michelangelo odiava da Vinci
Michelangelo, 23 anos mais jovem que o rival, era irreverente, impetuoso e, não raro, malcriado. Sua intempestividade lhe rendeu brigas homéricas com os Médicis, a família florentina que patrocinava grande parte dos artistas da época. Discordava daqueles que viam em Leonardo um gênio.
Leia mais
Segundo relembrado pela revista Superinteressante, no início do século 16 os dois artistas tiveram um encontro acidental em Florença que rapidamente tornou-se hostil. Tudo começou quando alguns dos transeuntes do local reconheceram Leonardo Da Vinci, então na casa dos 50 anos de idade, andando pela rua."Michelangelo tem sido reverenciado constantemente, mas, desde que os cadernos de Da Vinci começaram a ser editados, traduzidos e divulgados, no século 19, começamos a ter uma visão de Leonardo como cientista, não apenas artista, e Leonardo provavelmente passou à frente de Michelangelo."
Qual obra Leonardo da Vinci mais gostava
Mona Lisa
Doente e com problemas de articulação na mão esquerda, foi morar no Castelo de Cloux, em Amboise, na França, uma residência de Francisco I, que o visita constantemente. O mês de abril de 1519, da Vinci passa na cama, cercado pelos três quadros: A Mona Lisa, Santa Ana – a obra que mais gostava, e São João Batista.